sábado, 11 de agosto de 2012

À sombra desta excola




À sombra desta excola


Um dia eu fui criança
e não fui esperança
não fui liberdade
não fui curiosidade

Acho que fui ordem
e progresso!

Não pude ser mais

Eu aprendi
a não ser mais

Dou graças ao meu cercadinho,
à minha excola
que me protegeu
me conscientizou
me matematizou

Sozinho eu não conseguiria!
eu precisava da excola
das minhas tias
prá cuidarem de mim
me vigiarem
e velarem
a inocência

Eu precisava de um lugar
me incluir
ser igual
(minha excola,
minha turma,
meus livros...)
Eu merecia isso!

Sim!
Era necessário sofrer
para aprender
- a não ser mais-

Ah, minha excola
minha religião
minha verdade
minha virtude

Meus "verdes" anos.



Carlitos

Poema apresentado como trabalho
de conclusão de curso na disciplina PEPA
(Psicologia Escolar e Problemas da Aprendizagem),
durante minha graduação em Psicologia.
Uma breve reflexão perante a perversidade
com a qual tentam diariamente transformar
o espaço escolar normalizando e normatizando
a violência e a submissão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário