sexta-feira, 29 de junho de 2012

Para reflexão e ação. "Minha casa, minha alma" * Por Mariângela Pagano



Hora de abrir as gavetas... E o coração


Fim de semana ou feriado? Eis aí uma ótima oportunidade para descansar, passear, colocar o sono em dia, enfim, deixar o tempo passar sem pressa, lentamente, aproveitando cada segundo. Pode ser também um momento perfeito para pôr ordem nos armários - tanto os que guardam roupas, louças e objetos pessoais quanto os mais sutis, onde escondemos palavras não ditas, mágoas acumuladas, aborrecimentos antigos.
Segundo os preceitos do feng shui, há uma energia estagnada em locais onde armazenamos objetos e sentimentos quando eles ficam lá, esquecidos, intocados. Essa energia precisa ser colocada em movimento e assim permanecer. Não se trata de agitar o ambiente, mas emprestar ao espaço uma fluidez constante, como a que uma pedra lançada sobre águas tranquilas pode criar. Imagine a cena: você, às margens de um lago, atira um pedregulho sobre a superfície. O gesto simples e delicado produz um movimento suave de ondas concêntricas que dinamiza o lago, sem gerar tumulto ou instabilizar o conjunto. Da mesma forma, você pode dinamizar as energias de sua casa e tudo vai fluir com mais harmonia, somando bem-estar ao seu dia-a-dia.
Roupas que não se usam mais, brinquedos esquecidos em uma prateleira, o espremedor  de frutas que nunca saiu da caixa - todas essas coisas podem ganhar função e utilidade nas mãos de outras pessoas, gerando uma energia boa. A doação de algo que você não precisa, mas que pode servir a alguém, por si só já promove uma renovação energética.
O mesmo princípio vale para sentimentos e ressentimentos que guardamos em nossas "gavetas interiores" apesar de já não fazerem nenhum sentido. Há também as dores que deveríamos sublimar para que não ocupem lugar no nosso coração - deixe que elas se diluam e suavizem seu coração. Essa limpeza é o primeiro passo para começar um processo de renovação. Em outras palavras, ela equilibra a energia yin e yang, que deve estar em constante ação no Universo.
Vista uma roupa confortável, ligue seu som predileto e conserte aquelas portas que rangem e as gavetas difíceis de abrir. Enquanto cuida do seu entorno, simule a mesma atitude com os pensamentos passados que possam estar obstruindo sua mente e as mágoas que impedem você de ser mais flexível. Você vai perceber como essa faxina abre espaço para o novo, seja no armário seja na vida.


Mariângela Pagano é consultora de feng shui, técnica milenar chinesa de harmonização dos ambientes. Ela não dispensa o bom som do Smash Mouth enquanto arruma suas coisas.

* Texto integralmente extraído da revista Bons Fluidos. Pág 26,  Edição de Julho de 2009.

Bons fluidos para vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário